A definição do que lemos e como lemos é o propósito que o leitor possui ao realizar a leitura, assim como as possibilidades que o texto oferece ao leitor. Lembremo-nos de que a origem etimológica da palavra texto procede do latim e significa tecido. Assim, a tarefa do aluno/leitor com a leitura é tecer, isto é, encontrar nas rendas, nos crivos, nos espaços vazados do texto, possibilidades de preenchimento. O leitor atribui sentido ao texto a partir das relações que estabelece com ele. Pode-se interagir de diferentes modos com o texto em diferentes situações e momentos. Desse modo, o sentido que o leitor atribui ao texto, vai depender também das inúmeras experiências que a leitura poderá lhe oferecer. Solé (1998), destaca que haverá tantos objetivos quantos leitores:
- ler para obter informação precisa;
- ler para seguir instruções;
- ler para obter uma informação de caráter geral;
- ler para aprender;
- ler para revisar um escrito próprio ou de outrem;
- ler por prazer;
- ler para comunicar um texto a um auditório;
- ler para praticar a leitura em voz alta;
- ler para aprender;
- ler para verificar o que aprendeu.
(O mundo gira - Mário Quintana) Para quem passa apressado, um guindaste é só um guindaste. "Uma máquina que ergue coisas, oras." Mas o que verá alguém que ousa 'quintanear' esse momento? Um guindaste pode ser tudo, menos um guindaste. A poesia é assim: transforma a realidade e nos faz ver tudo de uma nova forma. Inclusive nós mesmos.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nelson Mandela
"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."
"Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
"Não há caminho fácil para a Liberdade."
"Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."
"A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."
Nenhum comentário:
Postar um comentário