terça-feira, 1 de novembro de 2011

VERBO LER

     A definição do que lemos e como lemos é o propósito que o leitor possui ao realizar a leitura, assim como as possibilidades que o texto oferece ao leitor. Lembremo-nos de que a origem etimológica da palavra texto procede do latim e significa tecido. Assim, a tarefa do aluno/leitor com a leitura é tecer, isto é, encontrar nas rendas, nos crivos, nos espaços vazados do texto, possibilidades de preenchimento. O leitor atribui sentido ao texto a partir das relações que estabelece com ele. Pode-se interagir de diferentes modos com o texto em diferentes situações e momentos. Desse modo, o sentido que o leitor atribui ao texto, vai depender também das inúmeras experiências que a leitura poderá lhe oferecer. Solé (1998), destaca que haverá tantos objetivos quantos leitores:
    - ler para obter informação precisa;
    - ler para seguir instruções;
    - ler para obter uma informação de caráter geral;
    - ler para aprender;
    - ler para revisar um escrito próprio ou de outrem;
    - ler por prazer;
    - ler para comunicar um texto a um auditório;
    - ler para praticar a leitura em voz alta;
    - ler para aprender;
    - ler para verificar o que aprendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nelson Mandela

"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." "Não há caminho fácil para a Liberdade." "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação." "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre." "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."